quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como emagrecer sem contar calorias



Você é daqueles que treme ao ouvir a palavra dieta? Falta vontade de controlar o que come? Se está com uns quilinhos a mais, mas não quer entrar em um regime, basta mudar algumas coisas em seu estilo de vida para que eles sumam sem que você se dê conta.

Na cozinha

1 Na hora da fome, coma amêndoas: na hora em que baixar em você um ataque de fome, mastigue algumas amêndoas entre 25 e 40 vezes e verá como ela passa. Estudo realizado na Califórnia mostrou que mastigar conscientemente 55 g de amêndoas (dois punhados) adia a sensação de fome por até duas horas e aumenta a saciedade. O motivo? Mastigá-las bem contribui para a liberação das gorduras poli-insaturadas do fruto seco que, ao cairem na corrente sanguínea, parecem reduzir os níveis de insulina e o do hormônio do apetite conhecido como GLP-1 (peptídeo similar ao glucagon). Sempre que puder, leve com você um saquinho com amêndoas cruas, sem tostar, sem sal, para as horas em que a ansiedade o afligir.

2 Coma alcachofra: substâncias prebióticas como a oligofrutose e a inulina au­mentam a perda de peso. Pesquisa re­alizada pela Universidade de Calgary revelou que as fibras prebióticas produzem níveis mais bai­xos de grelina, o hormônio da fome, e mais al­tos do peptídeo YY no intestino, ligado à sa­cie­da­de. A inulina e a oligofrutose estão presentes, além da alcachofra, na cebola, alho, alho-poró e na banana.

3 Desnatados sem­pre que puder: o leite desnatado fornece 90 cal por porção de 250 ml. Já o iogurte magro, 42 cal (o integral tem 61 cal). Ainda que pareça pouco, ao longo da semana essas mudanças se convertem  em menos gramas de gordura.

4 Ameixa-passa para a hora do lanche: beliscar ameixas-passas à tarde reduz a vontade de atacar um doce e ajuda a aumentar a sa­cie­dade. Assim, não chegará faminto à ho­ra do jantar. Pesquisadores da Univer­sidade de San Diego, nos EUA, comprovaram que os níveis de glicose e insulina no plasma eram mais baixos depois de vo­­luntários comerem um lanche   de 238 cal composto de ameixas-passas, em vez de pão branco com o mesmo teor calórico. O consu­mo de ameixas-passas também favorece os movimentos peristálticos do intestino, já que a fruta tem propriedades laxantes, evitando a prisão de ven­tre e o inchaço abdominal.

5 Tempere com pimenta e curry: a curcumina é um pigmento natural que dá a cor amarela à curcuma, um dos ingredientes do curry, utilizado na cozinha indiana. A capsaicina é outro ingrediente que dá à pimenta a cor vermelha. Já se demonstrou que essas duas substâncias têm um efeito antiobesidade, atuando sobre o metabolismo de lipídios nas células adiposas. A capsaicina chega a inibir o crescimento dessas células e provocar a sua morte por apoptose. Pesquisadores encontraram provas de que esses ingredientes chegam a induzir uma diminuição do peso corporal e da massa gorda, e previnem o diabetes e as complicações decorrentes da obesidade.

6 5 porções de 
leite por dia: pesquisa da Universidade de Tecnologia de Curtin, Austrália, demonstrou que o consumo de 3 a 5 porções de leite ou derivados, como queijo ou o iogurte desnatado, enquanto se segue uma dieta de baixas calorias, acelera a perda de peso. Pessoas que tomavam mais leite não apenas perderam mais peso, como mais gordura, especialmente a abdominal. A explicação parece estar no fato de que o alto conteúdo de proteína, cálcio e vitamina D dos lácteos tem efeito saciante. Outro estudo, da Universidade de Minnesota, EUA, mostrou que aumentar a ingestão de vitamina D também favorece o emagrecimento durante uma dieta para emagrecer. Trabalho da Universidade de Boston, EUA, associa o maior consumo de lácteos em adolescentes (3 a 4 porções ao dia) a menores níveis de gordura subcutânea.

7 Comece o dia com suco de blueberry: a bebida ajuda a reduzir a ingestão de alimentos, o peso, diminiu a resistência das células à insulina, previne o diabetes e a hiperten­são. É o que dizem cientistas da Universidade de Montreal, que alimentaram ratos com suco fermentado de blueberry. O efeito mais significativo foi o da redução dos níveis de glicose no sangue em ratos diabéticos, ao que parece pela inversão do hormônio adiponectina, que regula processos metabólicos que podem levar à obesidade.

Em casa

8 Ponha a sua TV de regime: reduzir o tempo na frente da televisão de três horas/dia à metade disso resulta na perda de 600 g depois de três semanas, segundo estudo americano que comprovou que, ao deixarem de ver TV, as pessoas ficam mais ativas e comem menos alimentos calóricos.

9 Cronometre as refeições: elas devem durar ao menos 20 min. Esse é um dos hábitos que todo mundo que quer emagrecer deveria adotar. Ficar na mesa por mais tempo enche o corpo de hormônios de saciedade. Esvaziar o prato em segundos bloqueia esses sinais e leva qualquer um a comer mais do que deveria.

10 Sirva-se de mais porções: em vez de uma porção de vegetais no jantar, aposte em três. Ter uma grande variedade de alimentos no prato leva as pessoas a acabarem comendo mais. Só que, dessa vez, mais frutas e legumes. O alto conteúdo de fibras e água dos vegetais encherá o seu estômago, e o melhor: com alimentos com pouquíssimas calorias. Cozinhe-os sem acrescentar gordura e adicione ervas e suco de limão em vez de maionese e azeite.

11 Troque o copo largo por um fininho: se­gundo Brian Wansink, diretor do Cornell Food and Brand Lab, EUA, a percepção visual de objetos pode nos levar a comer mais ou menos. Em copos largos, diz o pes­quisador, as pessoas consomem até 30% mais de qualquer bebida.

12 Diminua o tamanho do prato: esse é um dos melhores truques se a ideia é perder peso. De acordo com Brian Wansink, ao reduzir o tamanho do prato, por exemplo, por um de sobremesa, chega-se a cortar até 200 cal por dia, ou seja, entre 4,5 kg e 9 kg por ano. Os testes de Wansink mostraram que ninguém sentiu fome ou se deu conta de que estava ingerindo menos calorias por dia.

13 Caia na cama: dormir uma hora a mais por noite pode ajudar a perder seis quilos em um ano, de acordo com estudo da Universidade de Michigan. A pesquisa revelou que quando o sono substitui uma atividades sem nenhum propósito, como beliscar uma delícia calórica, é possível cortar calorias em até 6%. E mais, as evidências apontam que a falta de repouso aumenta o apetite. 

No trabalho

14 Belisque algo a cada 3 horas: na Europa, o coffee break a cada duas horas de trabalho é praticamente uma obrigação. Pesquisas constataram que a pausa para beliscar algo melhora a eficiência do empregado e o torna mais produtivo, além de fomentar as relações sociais, evitando distrações enquanto trabalha. E mais, é um momento em que se pode atacar um lanchinho trazido de casa, como um iogurte desnatado, um punhado de nozes ou uma maçã. Lanchar frequentemente ajuda a chegar mais satisfeito na hora do jantar. Se você comer petiscos saudáveis a cada duas ou três horas, comerá melhor e se controlará nas principais refeições.

15 Ande depois de comer: se você come fo­ra do trabalho, evite ir ao restaurante mais próximo. Andar um pouquinho mais é garantia de que moverá o seu cor­po após o almoço, ativando a digestão e favorecendo a eliminação de resíduos.

16 Treine com amigos: a maior parte das pessoas pas­sa metade da vida no trabalho, por isso não é incomum que colegas de trabalho se tornem melhores amigos. Estudos já mostraram que a motivação cresce quando se malha ao lado de um companheiro.

17 Entre na liga do es­­critório: esportes de equi­pe também são grandes motivadores. Por isso, aposte neles e mexa-se!

18 Treine ao meio-dia: muita gente se queixa de falta de tempo para treinar. Se você é do tipo superocupado, procure treinar na hora do almoço. Claro, faça um lanche pouco calórico e saudável antes. Um truque: coma uma banana ou um iogurte com frutas ou cereal duas horas antes, para que o seu corpo tenha tempo de digeri-lo, e beba água ou chá para se hidratar.

19 Hidrate-se en­quan­­to trabalha: para que se mantenha bem hidratado, é preciso tomar água ao longo do dia. Por isso, nada melhor do que manter uma garrafinha em sua mesa de trabalho. Se falta energia a você, tente fazer um chá de tomilho, chá verde ou vermelho para favorecer a queima de gorduras e aumentar o estado de alerta. Está estressado? Chá de erva-cidreira, laranjeira ou tília são uma boa opção.

Na academia

20 Varie: não basta correr 10k no parque todos os dias. No começo, isso funcionará, mas chegará o dia em que não notará mais diferença e o peso não baixará mais. Fazer o mesmo exercício diariamente faz com que a musculatura se torne menos eficiente e consuma menos calorias à medida que está mais condicionada. Tente variar os estímulos e as intensidades. Esse choque de estímulos garantirá que a queima de calorias se mantenha nas alturas. Intercale aeróbio e anaeróbio: não adianta passar o dia na academia ou na rua correndo. O importante é complementar exercícios de resistência, como andar, pedalar, correr, nadar, com exercícios de força, como musculação ou ginástica localizada. Não só ajudam a torrar calorias como a tonificar o corpo.

21 Inclua um dia de treino intervalado em sua rotina: o fartlek, assim como o treino intervalado, não apenas o ajudam a correr mais rápido como são uma maneira de  queimar calorias mais intensamente. Mas não abuse. Em excesso, podem provocar lesões. Não faça mais que duas vezes por semana.

22 Ex­pe­ri­men­­te outros espor­tes e modalidades: todo mundo tem um esporte favorito, mas, quando se faz sempre a mesma coisa, o músculo fica acostumado e para de gastar calorias. Para consumir mais energia e botar a musculatura de novo em ação, o importante é trocar de esporte, experimentar coisas novas

23 Divida o seu treino diário: ainda que possa parecer que um mais um é igual a dois, para os músculos essa conta é um pouco diferente. Uma hora de exer­cí­cio continuado queima menos que duas meias horas ao longo do dia. A ra­zão, entre as muitas que existem, é que, uma vez que os músculos se põem a funcionar du­rante o exercício, seguem quei­mando calorias durante 10 a 15 min mais depois que você acaba. Ao dividir o treino, au­menta o tempo no qual o mús­culo está ativo, consumindo energia.

24 Intercale dias de descanso ativo: deixe um ou dois dias da semana para descansar, mas, se quer mesmo baixar o peso, não use esses momentos para não fazer nada. Aproveite-os para realizar outra atividade, como 
ioga, Pilates
etc.

25 Procure manter uma postura ativa todos os dias: os músculos podem estar trabalhando e consumindo calorias extras no trabalho, quando está dormindo ou falando com os amigos. O truque é aprender a ativar músculos importantes, como o transverso abdominal, que o fará reduzir a cintura, os isquiotibiais e o quadríceps das pernas, quando se senta, os dorsais das costas e os bíceps, quando tecla no computador. O importante é que consiga identificá-los, aprenda a relaxá-los e contrai-los consci­en­temente e que isso se converta em um há­bito inconsciente bem realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário