quinta-feira, 16 de junho de 2011

Brasil consome 55% de toda sibutramina produzida no mundo

Brasil consome cerca de 55% de toda a sibutramina (inibidor de apetite) produzida no mundo. Esse é um dos dados que pesam para a avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estuda retirar do mercado o inibidor de apetite.

O presidente da agência, Dirceu Barbano, citou as informações levantadas por instituições internacionais, que apontaram a produção de 9,7 toneladas do medicamento em 2009.

O Brasil foi responsável pelo consumo de aproximadamente 5 toneladas, enquanto os Estados Unidos, que têm grave problema de saúde pública por conta da obesidade da população, consumiu somente 170 kg de sibutramina.

A Anvisa deverá decidir até agosto se irá permitir ou proibir o uso de sibutramina. A agência faz hoje o último debate sobre a eficácia e a segurança dos remédios inibidores de apetite.

A Anvisa deverá banir o medicamento do mercado brasileiro, decisão que já foi tomada pela Europa, Estados Unidos e diversos países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá e Uruguai).

No ano passado, um estudo apontou riscos de uso da sibutramina para pacientes com risco de problemas cardiovasculares. A pesquisa serviu de base para a decisão da Europa e para vários outros países.

Além da sibutramina, a Anvisa estuda retirar do mercado drogas com derivados de anfetamina, substâncias com efeito anorexígeno que agem no sistema nervoso central.


http://www.educacaofisica.com.br/noticias/brasil-consome-55-de-toda-sibutramina-produzida-no-mundo

Um comentário:

  1. Muito interessante o assunto abordado Edson...
    Mas, creio que mesmo com a suspensão das drogas com derivados de anfetaminas ou mesmo a sibutramina no mercado,o consumo continuará! Pois, resido numa fronteira, e mesmo com todas as apreensões semanais ocorrentes pela Receita Federal...ainda se torna de fácil acesso a qualquer componente medicamentoso desse e de outro aspecto...e sendo assim, o controle da Anvisa funcionará em partes...É uma pena, mas é a verdade Edson!
    Infelizmente, estamos longe de alcançarmos um controle sobre as drogas, contrabandos em geral, melhoria da categoria SUS, e muitos outros no Brasil. Porque o problema não se restringe apenas em decisões ANVISA...pois abrange campos que ainda são impossíveis de detê-los. Há "agentes grandes e de poderes por trás" das maiorias dos assuntos "problemas" enfrentados no Brasil que giram apenas como bolinhas de neve que somente aumentam...ou aumentam sem que a população saiba a verdade...com as soluções enganadoras oferecidas pelos governantes...as possíveis soluções "paliativas".
    Amigo, me perdoe pelas minhas palavras...é que residir numa fronteira e vivenciar o outro lado da moeda diariamente sobre esses problemas e muitos outros...ficou difícil de ler o artigo e não oferecer minha opinião. Mas com certeza sou brasileira e a minha esperança é a última que morre...kkk...

    Um enorme abraço.

    Ass. Renata Juliano Mattiello

    ResponderExcluir