sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Chiclete deixa as pessoas 10% mais alertas e estimula o pensamento



Pesquisa revela que oito áreas cerebrais distintas são afetadas diretamente pelo simples ato de mascar chiclete. 


Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas , no Japão, demonstraram que mascar chiclete faz bem para o cérebro.



A pesquisa sugere que a goma de mascar pode impulsionar o pensamento e pode melhorar o estado de alerta e a rapidez de pensamento em 10%.



A investigação, publicada na revista Brain and Cognition, revela que até oito áreas cerebrais são afetadas diretamente pelo simples ato de mascar chiclete, aumentando a estimulação em áreas localizadas próximas de pontos neurológicos e melhorando o fluxo sanguíneo no cérebro.



Os investigadores avaliaram 19 adultos saudáveis, de ambos os sexos e com idades entre 20 e 34 anos. A equipe observou através de exames de ressonância magnética dois grupos de voluntários. Em um deles os indivíduos mascavam chicletes e no outro não.



O primeiro conjunto demorou 493 milésimos de segundo a reagir aos estímulos propostos e o segundo grupo levou mais tempo, 545 milésimos de segundo.



A equipe analisou algumas áreas do cérebro relacionadas com o estado de alerta entre outras e descobriu que o ato de mastigar em si estimulou determinadas áreas do cérebro, como o córtex cingulado anterior, tornando-as mais ativas.



Os investigadores concluíram que a mastigação reduziu o tempo de reação no teste cognitivo, por induzir um aumento no nível de excitação e alerta, além de ter um efeito sobre o controle motor, levando a melhorias no desempenho cognitivo.



Segundo os pesquisadores, o estudo sugere que o chiclete pode melhorar o tempo de reação em adultos saudáveis em uma tarefa cognitiva computadorizada específica.
Matéria publicada em portal iSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário