quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

OMS divulga novas orientações para consumo diário de sal e potássio



Segundo novas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem consumir menos sal e incluir uma quantidade mínima de potássio em suas refeições diárias.

Atualmente, a maioria das pessoas consome muito sódio e não o suficiente de potássio. O objetivo dessas recomendações é reduzir o risco de doenças cardíacas e metabólicas da população mundial. De acordo com a agência, adultos devem consumir menos de dois gramas de sódio (equivalente a cinco gramas de sal) e 3,51 gramas de potássio por dia. Já em crianças, a quantidade recomendada varia e depende da idade, do peso e das necessidades calóricas de cada uma. 

Segundo a OMS, as recomendações valem para os maiores de dois anos e é sempre necessário o acompanhamento de um nutricionista. A pessoa que apresenta nível elevado de sódio ou baixo de potássio pode desenvolver pressão alta, fator que aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames, principais causas de morte e incapacidade no mundo. Por isso, a agência adverte a importância de uma atenção precoce ao problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário