sexta-feira, 30 de julho de 2010

Treinamento Funcional de Resultados na Terceira Idade

Atualmente é cada vez mais nítida a preocupação com a expectativa de vida, fato esse devido ao crescente aumento da população idosa em relação à população total, aumentando com isso o interesse em se investigar algumas patologias que afetam com maior gravidade algumas faixas de idade.

No Brasil, a osteoporose uma doença que se manifesta principalmente na velhice e está atingindo a cada ano, de forma quantitativa, um maior número de pessoas.

A osteoporose é também uma das maiores conseqüências na queda da qualidade de vida do indivíduo, principalmente se relacionadas com a extremidade proximal do fêmur, com índice médio de 30% de mortalidade nos primeiros 6 meses após o trauma e perda da autonomia em 50% dos casos.

A fratura de quadril é outra que constitui lesões traumáticas condizentes com a idade avançada, representando cerca de 50% das internações por traumas em alguns hospitais de prontos socorros com 80% desses pacientes idosos capazes de andar sozinhos vivendo em comunidade .

A organização mundial de saúde considera as fraturas de quadril um crescente problema de saúde pública, nos Estados Unidos, gastam-se 10 bilhões de dólares por ano, com uma previsão de 30 bilhões de dólares por ano nos próximos anos com esse tipo de fratura.

O envelhecimento está, habitualmente, associado às mudanças físicas, tais como, perda de força, queda na resistência local ou global, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal funcional que esta diretamente ligada à falta de repertório motor, isto devido ao conforto da vida moderna e é claro o mais importante a maturação física que com o passar do tempo impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados.

Com esse pensamento o Studio Personal – Treinamento Funcional de Resultados® tem a preocupação de trabalhar com o idoso todas as qualidades físicas e movimentos básicos necessários para realização de tarefas do dia a dia como: força, resistência, equilíbrio, o ato de sentar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc., isso tudo executado de uma maneira lúdica e prazerosa com variabilidade explorando todos os movimentos que o corpo pode realizar que se perderam de alguma maneira com o passar dos tempos por algum motivo, sempre respeitando a condição física atual do idoso e o nível de movimentos que ele pode realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário